PARLAMENTO

CONTER fortalece laços da categoria com o poder legislativo


12/02/2019
PARLAMENTO

Projeto de regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia tramita na Câmara dos Deputados há mais de 6 anos

As últimas eleições promoveram uma das maiores renovações da história do Congresso Nacional. Outras discussões à parte, o resultado das urnas demonstra um anseio da sociedade por novas práticas na política do país. Convencido de que essas mudanças poderão ser benéficas para a profissão, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) tem se empenhado em se aproximar de representantes do Poder Legislativo que possam contribuir com as questões da Radiologia.

O presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, explica que o trabalho tem sido, sobretudo, de conscientização sobre a importância da área e sobre a necessidade de se dar andamento a projetos que estão estagnados e impedindo o desenvolvimento da Radiologia. “Nós temos um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional há anos e que nos impõe limites de atuação. O tecnólogo em Radiologia é uma realidade no mercado de trabalho e, contraditoriamente, ainda não é uma profissão regulamentada”. Manoel Benedito se refere ao PL 3661/2012, que, além de atualizar disposições que regem a área, regulamenta a profissão de nível superior em Radiologia – o marco regulatório dos profissionais é de 1985 e não foi reestruturado desde então.

“Estamos buscado diálogo com representações que tenham afinidade com a área da saúde e isso tem nos rendido bons resultados. Nas conversas mais próximas, temos tido oportunidade de esclarecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Conselho e, principalmente, sobre a abrangência da nossa atuação profissional. É necessário que se garanta todos os direitos desses trabalhadores que se expõem em nome do bem-estar da população”, afirma o assessor parlamentar e ex-presidente do CONTER, Jenner Jalne de Morais.

Alianças Regionais

O deputado federal Elias Vaz (Goiás) recebeu, na última semana, o presidente do CONTER; o diretor-secretário, Adriano Célio, e o assessor parlamentar do Conselho. O encontro foi intermediado pelo presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Goiás (CRTR 9°Região), o tecnólogo em Radiologia Eduardo Vieira Lyra.

“Chegou o momento de propormos discussões e sermos ouvidos nas decisões que nos afetam. Somos uma categoria forte e o nosso trabalho é essencial para a saúde pública. Se as nossas prerrogativas não são garantidas, todo o setor fica enfraquecido. Estamos aqui para dar esse grito de alerta em nome de todos os profissionais do estado de Goiás”, adverte o presidente do Conselho Regional de Goiás.

Revisitando origens

Seguindo o intuito de estreitar laços com parlamentares sensíveis às questões da saúde, o presidente do CONTER participou de audiência com o deputado Cléber Verde, do estado do Maranhão. Manoel Benedito e Cléber Verde se conhecem desde o início da trajetória pública dos dois representantes, nos idos dos anos 90.

Ambos militavam por questões ambientais e pela promoção de igualdade social de comunidades em situação de vulnerabilidade da capital do maranhão. “Tínhamos causas em comum e, de certo modo, ainda defendemos questões similares. A proporção da nossa representação aumentou, hoje temos atuação nacional, mas ainda defendemos interesses de cidadãos que nos elegeram para dar voz a eles”, reflete o presidente do CONTER.

O momento de lembrança também foi aproveitado para falar dos profissionais da Radiologia. O presidente do CONTER explanou ao parlamentar sobre a situação atual da profissão – quando se conheceram, Biné Viana, como era carinhosamente conhecido o líder comunitário Manoel Benedito, já atuava como técnico em Radiologia, mas a área evoluiu a passos largos nas duas últimas décadas. O deputado se comprometeu a ouvir o Conselho Nacional sempre que houver questões na Câmara que atinjam os técnicos e tecnólogos em Radiologia.