PARTICIPE

CONTER é convidado a participar no 51º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Luana G. Silveira/ASCOM CONTER*
10/08/2022
PARTICIPE

Estão abertas as inscrições para o evento com foco em tecnologias, diversidade e inclusão. CBR contará com especialistas nacionais e internacionais das técnicas radiológicas.

Entre os dias 1º a 3 de setembro, acontecerá o 51º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), que acontecerá em Florianópolis (SC), no centro de convenções CentroSul. O evento contará com painéis, cursos de qualificação, apresentação de trabalhos científicos e diversas atrações. Com a temática “Conexão, Inclusão e Diversidade na Radiologia”, os estudantes que cursam Técnico e/ou Tecnólogo em Radiologia terão inscrições gratuitas, que podem ser realizadas até o dia 30 de agosto. Quem preferir, também poderá se inscrever no local do evento.

☢️ Para mais informações sobre valores para profissionais e inscrições, clique aqui.

Como primeira mulher na posição de diretora científica do Colégio, a Dra. Luciana Costa explica, em seu convite ao congresso, que procurou ter "um olhar mais atento" sobre os temas de diversidade e inclusão:

 "De acordo com documento ‘o Perfil do Médico Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Brasil’, de 2019, identificamos que existe uma distribuição desigual dos especialistas em nosso país, reflexo da fragmentação do sistema de saúde, das iniquidades de acesso à assistência médica e das desigualdades sociais e econômicas presentes em vários outros aspectos da nossa sociedade.

Nesse documento, identificou-se que, em 2019, 37,6% dos radiologistas eram do sexo feminino e que 53,0% estavam concentrados na região sudeste. Esta Diretoria, em todas as suas vertentes, tem trabalhado para tornar o CBR mais vibrante e moderno! Em todos os eventos, trazemos a necessidade de que, dentre os palestrantes, tenhamos a representação dos diferentes especialistas em diagnóstico por imagem: propomos diversidade dos pontos de vista de gênero, geografia e gerações, dentre outros”.

Programação

A convite do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) contará com uma sala para 200 pessoas no dia 3 de setembro. O presidente da Coordenação Nacional de Educação (CONAE) do CONTER, TNR. Rubens Acosta Machado, coordenará o painel “Técnicos e Tecnólogos”, além de atuar como moderador em demais temas. O Conselho abordará, também, outros temas de interesse com pesquisadores de ponta, tais como: "Controle de Qualidade em Diagnóstico por Imagem" (Rodrigo Gadelha), "Comunicação não violenta nos Campos da ética profissional e segurança do paciente" (Janaina Fagundes de Moraes), "Cenários da Tecnologia em Radiologia: Pandemia e Perspectivas Profissionais” (João Batista Benitz Silveira Junior) e muito mais.

☢️ Clique aqui e acesse a programação científica completa do 51º CBR

No dia 1º, em destaque para os estudantes e profissionais das técnicas radiológicas, o painel da Arena de Radioproteção irá apresentar “Como entender o Dose Report em Tomografia Computadorizada” e “Equipamentos de proteção individual para pacientes”. Já no dia 02, a discussão de outro tema importante: “Como otimizar dose em TC de cabeça e pescoço”.

“Este é, sem dúvidas, um espaço importante para o diálogo a respeito da tecnologia, passando pela revisão de padrões sociais estabelecidos, com vistas ao reconhecimento da diversidade e tendo a inclusão como centro deste diálogo. Nossa Coordenação de Educação está preparada para participar dessa 51° edição, numa parceria que é muito boa para a Radiologia brasileira. Agradecemos ao CBR pelo convite e convidamos profissionais e estudantes, pois somos fundamentais para o avanço da Radiologia”, enfatiza a presidente Silvia Karina.

Por sua vez, o presidente da CONAE, TNR. Rubens Acosta Machado, destaca que a categoria das técnicas radiológicas precisa se fazer presente e divulgar sua produção científica. Ele conta que a participação do CONTER/CONAE no congresso se dará com foco nos seguintes temas: saúde da mulher, humanização do atendimento, qualidade e proteção radiológica, oportunidades de atuação profissional e incentivo à pesquisa e produção científica.

Precisamos compreender que ao trabalhar em grupo e apoiar os órgãos que norteiam a nossa profissão, estaremos no caminho da evolução e do reconhecimento profissional que tanto almejamos. Quero que os estudantes e profissionais aproveitem e mergulhem neste evento, pois a troca de experiências e ensinamentos é um elo de ligação e desenvolvimento a todos nós, Técnicos e Tecnólogos de Radiologia, os verdadeiros profissionais das tecnologias radiológicas”, defende Rubens.

Saiba mais:

☢️ Acesse o instagram oficial do 51º CBR - https://www.instagram.com/cbr_radiologia/

*Texto sob a supervisão de Jônathas Oliveira