PARTICIPE

CONTER fornece apoio e UFMG realiza pesquisa de análise do cenário das técnicas radiológicas na pandemia

Jônathas Oliveira - Ascom/CONTER
22/09/2021
PARTICIPE

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) convida os profissionais e estudantes da área a participarem de um importante projeto: trata-se de uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que busca realizar o “levantamento do cenário das técnicas radiológicas na pandemia da COVID-19”.

O trabalho tem como principais objetivos a observação do cenário da Radiologia, nos contextos de atuação dos profissionais, gestores, professores/coordenadores e estudantes das técnicas radiológicas (técnicos e tecnólogos), na área da saúde, da educação e do segmento forense. Posteriormente, haverá espaço também para relatos de casos dos participantes que tiverem interesse. Vale destacar que a profissional responsável por coordenar a pesquisa é doutora e Tecnóloga em Radiologia pela UFMG, o que reforça ainda mais a valorização da profissão.

> Clique aqui e ajude a fazer ciência!

“A partir deste trabalho poderemos entender como estamos enfrentando a pandemia para aprendermos e fortalecermos a Radiologia. Trata-se de um questionário simples, via Google Forms, sobre sua percepção da Radiologia na pandemia, dentro de suas vivências. As respostas serão analisadas de forma anônima e sigilosa, de modo que a participação será voluntária, sem custos e gastos”, reforça a responsável pelo trabalho, a TNR. Crissia Carem Paiva.

Para a Conselheira do CONTER e presidente da Coordenação Nacional de Educação (Conae) do CONTER, TR. Silvia Karina, são estudos como esse que fortalecem a profissão. “A visão que a sociedade tem dos profissionais das técnicas radiológicas melhora quando enxergam nossa atuação na ciência e na linha de frente. Essa iniciativa fortalece justamente esses dois segmentos, principalmente com uma tecnóloga e doutora à frente do projeto. Nosso desejo é que profissionais, estudantes e todo o público alvo se unam para enriquecer o estudo. É um passo importante para almejarmos o cenário pós-pandemia”, finaliza.