PERSONALIDADE

Google homenageia Marie Curie, que ganhou Prêmio Nobel de Física e Química por suas descobertas sobre radiação


07/11/2011
PERSONALIDADE

Google homenageia Marie Curie, que ganhou Prêmio Nobel de Física e Química por suas descobertas sobre radiação

Nesta segunda-feira (7) o Google homenageia Marie Curie (1867-1934) com um doodle em homenagem ao centenário do segundo Prêmio Nobel de Química concedido à cientista polonesa. Em 1903, a cientista recebeu o prêmio Nobel de Física ao lado do marido Pierre Curie e Henri Becquerel. Oito anos mais tarde conquistou sozinha o Nobel de Química.

Ela foi a primeira mulher a ganhar um Nobel e uma das poucas personalidades a receber duas vezes a premiação. Marie Curie fez importantes descobertas na área da radioatividade, que ampliaram os conhecimentos da física nuclear. 

Conheça a biografia de Marie Curie, clique aqui.

Doodle

Para quem não sabe o Doodle é uma versão modificada de seu logotipo para comemorar datas especiais, como aniversários de invenções e de personalidades ligadas à cultura e à política. 

O primeiro Doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam fora do escritório e participavam de um festival. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais.

Quando um Doodle é lançado a tendência é que os sites que possuem conteúdo relacionado com o tema a que ele se refere tenham um grande tráfego. Hoje, com toda certeza o nome de Marie Curie será campeão nas buscas.

A equipe do Google já criou mais de 300 Doodles para o site www.google.com, nos Estados Unidos, e mais de 700 para o resto do mundo, incluindo o Brasil.