PL 3.661/2012

Futuro tecnólogo! Estudante fala sobre amor pela Radiologia

Romário Costa/Ascom CONTER
05/05/2021
PL 3.661/2012

Em um momento em que buscamos mobilizar a população pela regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia, o CONTER quis ouvir o que pensam os estudantes sobre a importância desses profissionais para a sociedade e sobre futuro da área. Fomos até Belo Horizonte para conversar com o Ricardo Martins, aluno do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia de uma das mais importantes e tradicionais instituições de ensino do Brasil, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que, neste momento conta com mais de 200 estudantes de Radiologia.

Ricardo é ex-presidente e atual conselheiro do Diretório Acadêmico Marie Curie (DAMC), fundado em 7 de novembro 2014, dia do aniversário da nossa patrona e matriarca das ciências radiológicas, a Madame Curie. O DAMC foi o primeiro Diretório Acadêmico de um curso superior de Radiologia do país, um marco lembrado com orgulho pelo estudante – os diretórios representam os alunos, na Universidade e fora dela, atuando na defesa dos direitos estudantis e promovendo conhecimento.

A Radiologia não foi a primeira opção profissional de Ricardo, que vem de uma jornada de 12 anos de trabalho na área comercial. Depois deste longo caminho, o desejo de trabalhar pelo bem comum pautou as suas próximas decisões. “Não estava feliz! Aos 30 anos, decidi que era hora de mudar de carreira”, revela. Apaixonado por tecnologia, ele viu na área um campo onde ele poderia aliar esse interesse ao fato de ajudar as pessoas.  “A radiologia, para mim, une o prazer de atuar com equipamentos de alta tecnologia e o sentimento de estar fazendo um bem para a sociedade”, reflete o estudante.

Sobre os rumos que pretende seguir na Radiologia, Ricardo já observa algumas áreas de interesse, como a função de Application, que são profissionais responsáveis por capacitar as equipes, geralmente, em novas tecnologias e são contratados por empresas ou fornecedoras de equipamentos de Radiologia. “O tecnólogo que atua como Application deve sempre estar bem-informado sobre as novas tecnologias, para multiplicar estes conhecimentos capacitando os demais profissionais que atuam diretamente com a realização dos exames”, explica.

Esse pensamento traz um importante ensinamento: um profissional da Radiologia está sempre em formação. O setor evolui a passos largos e é consenso na comunidade radiológica que aqueles desejam se destacar no mercado devem acompanhar esse progresso – isso se aplica a todas as inúmeras atividades em que a Radiologia se faz presente, além da área médica.

“Seja atuando na radiologia industrial, como supervisor de radioproteção, auditorias em controle de qualidade ou até mesmo perícia forense, além do radiodiagnóstico e radioterapia, o Tecnólogo em Radiologia torna-se vital para a sociedade, sendo o profissional mais capacitado e apto a trabalhar com estas radiações, garantindo a segurança dos indivíduos ocupacionalmente expostos, pacientes e público em geral”, reflete Ricardo.

REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

Representante daqueles que irão ocupar os setores de Radiologia nos próximos anos, Ricardo é enfático ao defender o reconhecimento pelo Estado da profissão de tecnólogo em Radiologia: “A falta de regulamentação de profissionais realmente habilitados a trabalharem com tais procedimentos não é questão de privilégio de classe, é questão de saúde pública”, defende. Sobre o Projeto de Lei nº 3.661/2012, Ricardo entende que “ele dá garantias de que o futuro profissional terá seu campo de atuação bem delimitado e protegido, impedindo que nossas vagas sejam ocupadas por profissionais menos capacitados”.

APOIE VOCÊ TAMBÉM

O CONTER está promovendo a campanha “Quem salva vidas merece mais que aplauso – Pela regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia”. Demonstre o seu apoio assinando a petição pública pela aprovação do Projeto de Lei 3.661/2012, marco regulatório que promove modernização na área e regulamenta tecnólogos e tecnólogas em Radiologia.

Assine o abaixo-assinado aqui.

Dê a sua opinião e saiba mais sobre o projeto, neste link.