PL 3.661/2012

Deputado Bruno Lamas declara apoio a projeto de regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia

Romário Costa/Ascom CONTER
11/08/2021
PL 3.661/2012

Deputado pelo estado do Espírito Santo, o representante detém de grande influência no cenário político nacional e se comprometeu a apoiar o Sistema CONTER/CRTRs junto a outras esferas do poder público

Na última terça-feira (10), o deputado estadual Bruno Lamas recebeu o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Luciano Guedes, para tratar sobre o Projeto de Lei 3.661/2012, que moderniza a Radiologia no Brasil e dispõe sobre a atuação de técnicos e tecnólogos em Radiologia. O encontro faz parte da grande mobilização nacional que o órgão tem realizado em prol do PL que, entre outras inovações, promove a regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia.

Bruno Lamas já se manifestou, em outras ocasiões, favoravelmente às pautas dos trabalhadores da Radiologia, veja neste link. Em 2020, o parlamentar defendeu a inclusão de técnicos, tecnólogos e auxiliares em Radiologia na Lei nº 14.023/2020, que listou as categorias essenciais ao enfrentamento da pandemia e garantiu direitos a esses profissionais. Sobre a causa dos tecnólogos, declarou: “eu apoio o PL 3.661/12, que regulamenta a profissão, é mais do que justo o reconhecimento”.

No encontro, o deputado se comprometeu a defender a proposta junto a outros representantes dos poderes nacionais, como a bancada dos parlamentares do Espírito Santo na Câmara Federal e o próprio governo do estado. O presidente do CONTER avalia que a sinalização positiva do parlamentar é mais uma grande vitória da classe. “Obter o apoio de grandes lideranças é um passo fundamental para darmos andamento aos projetos que beneficiam a categoria e ficamos felizes com mais esse avanço. Embora com mandato no Espírito Santo, Bruno Lamas é respeitado em todo o território nacional e que o faz um grande aliado”, pondera Luciano Guedes.

Entenda a pauta

O CONTER tem mobilizado a sociedade e o poder público em busca da aprovação do PL nº 3.661/2012 tramita há quase uma década no Congresso. A proposta, além da modernização da Radiologia, promove a regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia.  Atualmente, aplicam-se à área as disposições da Lei 7.394 do ano de 1985, que completa 36 anos em 2021.

Assine a Petição Pública em apoio ao Projeto, neste link.

Leia também