PL 3.661/2012

CONTER intensifica agenda pela aprovação do PL da Radiologia e recebe apoio do deputado Da Vitória

Romário Costa/Ascom CONTER
18/08/2021
PL 3.661/2012

Na tarde da última terça-feira (17), o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Luciano Guedes, esteve reunido com Da Vitória, deputado federal, e com Bruno Lamas, deputado estadual, ambos representantes do estado do Espírito Santo. O encontro faz parte da concentração de esforços que o CONTER tem dedicado pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.661/2012, que moderniza a Radiologia e dispõe sobre as profissões de técnico e tecnólogo em Radiologia. Assim como Lamas, Da Vitória declarou apoio ao projeto e se comprometeu a contribuir com a categoria para o encaminhamento da pauta.

O deputado federal fez questão de gravar um recado aos profissionais das técnicas radiológicas, reafirmando a defesa pela modernização da área e, especialmente, pela regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia (veja no Instagram ou no Facebook). No comunicado, ele reitera que está empenhado a fazer a pauta prosseguir. “Trata-se de uma demanda justa e muito importante”, avalia o parlamentar, que finaliza ao informar que “já tomamos pé e ligamos imediatamente para o relator, para que o projeto de lei possa tramitar na velocidade que os nossos profissionais merecem. A proposta tem todo o nosso apoio para que vire lei”.

Com grande influência na política nacional, Da Vitória é líder partidário na câmara e presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES), designado pelo próprio presidente da Casa. O CEDES é um órgão vinculado à Presidência da Câmara composto por 23 parlamentares, com a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil

Por sua vez, Bruno Lamas, que diversas vezes tem manifestado publicamente a sua concordância e mobilização pela aprovação do PL, afirmou que “com o apoio do nosso mandato na Assembleia Legislativa, vamos conseguir aprovar a lei.  Podem contar com o nosso mandato nos projetos que beneficiam a Radiologia e que sejam de interesse da população capixaba”.

Para o presidente do CONTER, as manifestações de apoio são muito expressivas e relevantes. “Temos trabalhado para angariar apoio de autoridades realmente sensíveis às causas da categoria de profissionais das técnicas radiológicas e da saúde pública, como um todo. A mobilização que temos alcançado é algo histórico e que resultará em muitos benefícios para toda a classe de trabalhadores da Radiologia”, finaliza Luciano Guedes.