PRESIDENTA DO CONTER

Valdelice Teodoro é eleita coordenadora do FCFAS

Michelle Calazans, com adaptações
21/09/2011
PRESIDENTA DO CONTER

Valdelice Teodoro é eleita coordenadora do FCFAS

A presidenta do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) foi eleita e tomou posse como coordenadora do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS). Até 2013, Valdelice Teodoro assumiu o compromisso de liderar os conselhos federais na articulação com o Ministério da Educação para garantir qualidade dos cursos formadores de profissionais da área da saúde. Como coordenador-adjunta, o trabalho segue com a conselheira do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Perla Cristiane Teles.

“Recebo esta missão como prova de que estamos fazendo um bom trabalho no CONTER. Pretendo compensar a confiança dos diretores executivos dos demais conselhos federais com ações proativas, no sentido de melhorar a educação brasileira na área da saúde”, garante Valdelice.

O FCFAS é composto pelo Conselho Federal de Biologia, Conselho Federal de Biomedicina, Conselho Federal de Ed. Física, Conselho Federal de Enfermagem, Conselho Federal de Farmácia, Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Conselho Federal de Fonoaudiologia, Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Medicina Veterinaria, Conselho Federal de Nutricionistas, Conselho Federal de Psicologia, Conselho Federal de Odontologia, Conselho Federal de Serviço Social e pelo CONTER.

Durante a última reunião do FCFAS, representantes dos conselhos federais da saúde definiram pontos convergentes para o posicionamento da classe, sobre a avaliação dos cursos de graduação da área da saúde. Os conselhos presentes traçaram, entre outros tópicos, a necessidade de comprovação de parcerias de integração ensino-serviço, descrição de metodologia de ensino e contabilidade da carga horária das atividades complementares. 

O objetivo é chamar a atenção das instituições de ensino para que se adéquem às normas reguladoras do Ministério da Educação (MEC) para, assim, garantir a qualidade do ensino na área da saúde. 

Segundo a coordenadora geral de regulação da educação superior do MEC, Maria Neusa de Lima Pereira, o Artigo 28, do decreto 5.773/2008, permite aos conselhos federais a abertura para somar ideias na construção do documento que antecede a portaria. “Por meio do convênio firmado entre os conselhos e o MEC será possível estabelecer medidas cautelares para prezar pela permanência e abertura de instituições de qualidade na área da saúde, além de desativar as instituições deficientes”, explica.