PROFISSIONAL X

Entenda o papel de técnicos e tecnólogos na Hemodinâmica

Ascom CONTER
05/08/2019
PROFISSIONAL X

A Hemodinâmica constitui o campo chamado Radiologia Intervencionista e estuda os meios de circulação e pressão sanguíneas para diagnosticar e tratar doenças vasculares; por isso, é fundamental em áreas como neurologia, cardiologia, entre outros setores. A técnica pode ser aplicada, por exemplo, em procedimentos de embolizações de vasos em órgão tumorais hepáticos, contenção de hemorragias, tratamento de aneurismas, retirada de cálculos biliares e corpos estranhos, aneurismas cerebrais, além dos mais procedimentos mais conhecidos, o cateterismo cardíaco e a angioplastia.

A base dos exames está na geração de imagens que orientam o cirurgião por meio de cateterismo. Esse termo genérico consiste na inserção de um tubo fino e flexível (cateter) no sistema circulatório. Ao chegar ao local onde se pretende averiguar, por dentro do cateter, injeta-se uma substância radiopaca que gera contraste com os raios X emitidos pelo angiógrafo, aparelho em no qual o paciente está posicionado. As imagens são transmitidas para monitores.

“O Profissional da Radiologia executa suas funções junto a uma equipe multiprofissional cujo principal objetivo é salvar vidas, geralmente em situação de emergência”, explica o técnico em Radiologia Rubens Acosta, do Rio Grande do Sul. A operação dos equipamentos, o controle de qualidade das imagens e a proteção radiológica do ambiente são atribuições dos técnicos e tecnólogos. A área é regulamentada pelas Resoluções CONTER nºs 6/2009 e 2/2012. “Temos papel relevante no preparo do angiógrafo e no posicionamento do paciente, para garantir a obtenção de imagens com qualidade durante e após os vários procedimentos”, informa.

Rubens Acosta aponta um dos motivos de o setor não ser tão procurado por profissionais da Radiologia. “As escolas, muitas vezes, não possuem nos seus componentes curriculares os procedimentos de hemodinâmica”, explica. Aos que pretendem trabalhar no campo, o gaúcho alerta que é preciso ter bastante conhecimento de anatomia e estudar os diversos protocolos da máquina.

As Diretrizes Curriculares para cursos técnicos e tecnólogos propostas pelo CONTER ao Ministério da Educação (MEC) pretedem tornar obrigatório a aborgadem do campo em todos os cursos de Radiologia. 

Profissional-X

A Radiologia é uma das principais ferramentas da Medicina. Esta realidade coloca o nosso profissional como instrumento fundamental na estrutura da saúde pública. Além da operação de equipamentos de imagens, alguns procedimentos complementares são de atribuição exclusiva de técnicos e tecnólogos em Radiologia.

Existem diversas possibilidades de atuação pouco conhecidas do grande público. É importante detectá-las para que o profissional da Radiologia exergue todas as suas possibilidades de atuação e ocupe todos os seus respectivos espaços de trabalho.