RADIOPROTEÇÃO

CONTER participa de fórum sobre proteção radiológica no CFM

Ascom CONTER
10/07/2019
RADIOPROTEÇÃO

Na última sexta-feira (5), aconteceu, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, a primeira edição do Fórum de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, realizado conjuntamente pelo CFM e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). O evento reuniu autoridades nacionais e internacionais ligadas à Radiologia na área médica. O objetivo é despertar uma consciência sobre radioproteção nos agentes da equipe multiprofissional que lida com fontes de radiação ionizante. O fiscal do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de São Paulo (CRTR) Wagner Queiroga representou a categoria de técnicos e tecnólogos em Radiologia.

A exposição de abertura do encontro ficou a cargo da autoridade em proteção radiológica na Organização Mundial da Saúde – OMS, Maria Perez. Do escritório da Organização em Genebra, por videoconferência, a representante reforçou a importância da difusão na área médica de uma cultura de cuidados sobre exposição à radiação. Para ela, “a proteção radiológica está implícita no conceito de qualidade de saúde e é parte da boa prática médica”. Perez citou, ainda, alguns desafios que envolvem o tema, como a falta de conscientização por parte da comunidade médica no que diz respeito à preocupação com o limite de doses.

Esses e os demais princípios que norteiam a radioproteção, que são justificação e otimização, estiveram presentes em todas as palestras seguintes. O médico Hilton Leão, da Latin Safe, organização de promoção da proteção radiológica dos pacientes da América Latina, levantou a discussão das solicitações indiscriminadas de exames de imagem. Ele apresentou estudos internacionais que demonstraram que um percentual alto de procedimentos não precisava ser realizado, ou seja, não se justificava.

Na mesa redonda sobre Ações Nacionais e Internacionais, a médica Dolores Bustelo ressaltou a importância dos exames de imagem na Medicina. “O raio X salva vidas e esse é o principal motivo para a realização de proteção radiológica, porque todas as áreas da medicina precisam dos métodos de imagem”, ponderou a representante da Image Gently, instituição internacional que realiza campanhas de conscientização sobre o uso adequado da radiação em exames médicos.

O agente fiscal do Regional de São Paulo participou do fórum como integrante da Comissão de Proteção Radiológica do CBR, na qual representa o Sistema CONTER/CRTRs. O grupo reúne especialistas de diversas áreas das técnicas radiológicas, como físicos, médicos e engenheiros. “O objetivo dessas iniciativas é fomentar uma maior e efetiva comunicação nas Instituições que fazem uso de equipamentos emissores de radiação ionizante. Então, levantamos discussões sobre aplicação das melhores técnicas e medidas de proteção radiológica, objetivando uma redução da dose aplicada ao paciente, sem alteração da qualidade da imagem”, resume o profissional.

Para o presidente do CBR, Alair Augusto Sarmet, é importante que todas as categorias estejam representadas nessas ocasiões, pois a proteção radiológica passa pela atuação de todos os profissionais do campo. “Fizemos questão de que também técnicos e tecnólogos estivessem conosco no evento e na Comissão, pois desenvolvem uma importante atribuição nos diagnósticos”, defendeu o presidente.

Preocupação Mundial

Em 2012, a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) realizou, em Bona (Alemanha), a “Conferência Internacional de Proteção Contra Radiações em Medicina: definir o cenário para a Próxima Década”, co-patrocinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e organizada pelo Governo da Alemanha. O encontro tinha o objetivo de identificar e abordar questões relacionadas a cuidados radiológicos na medicina.

Da conferência gerou-se o documento “Bona: Chamada para a Ação”, que definiu dez ações fundamentais para a disseminação de uma cultura de radioproteção em medicina ao longo da próxima década. As diretrizes têm conduzido ações de diversas instituições ligadas à aplicação das técnicas radiológicas, como o CONTER.