RADIOTERAPIA

Menino com câncer recebe visita e máscara do Hulk de Tecnólogo em Radiologia do HUSM

Jaiana Garcia - Diário de Santa Maria
27/03/2021
RADIOTERAPIA
Kauã, 8 anos, está em tratamento paliativo para um câncer e vem de Bagé para Santa Maria (RS) fazer sessões de Radioterapia
 
Quando criaram o personagem Hulk, o roteirista Stan Lee e o desenhista Jack Kirby queriam trazer a proposta de um super herói mais humano, com as dificuldades do dia a dia. Sendo assim, o Hulk nasceu como um cientista capaz de se transformar numa criatura extremamente forte, apesar dos dias difíceis. A história, criada nos anos 1960, até lembra a de Kauã, 8 anos, que há dois anos e meio enfrenta um tratamento para o câncer. O menino, natural de Bagé, está no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), no Rio Grande do Sul, para o começo de sessões de radioterapia em um tratamento paliativo. 
 
Foi no encontro de Kauã com o Tecnólogo em Radiologia Marion Silva da Silva, que atua há 34 anos na profissão e há seis no Husm, que surgiu um pedido: uma máscara do Hulk. Marion, que costuma confeccionar máscaras de super heróis para as crianças que passam pelo tratamento do câncer, encarou o desafio de pintar a mão, pela primeira vez, o personagem no tecido. E ainda foi além. Nesta sexta-feira, dia em que Kauã fez a primeira Radioterapia, o Tecnólogo foi vestido de Hulk (com direito a pintura de preto nos cabelos grisalhos) acompanhar o menino e fazer a entrega do presente. 
 
"Ele estava um pouco tímido, com medo e dor, mas em um momento deu um sorriso, e eu ganhei o dia, o mês, o ano" - conta, emocionado.
 
A mãe de Kauã, Ana Cláudia Coelho Rita, 48 anos, que o acompanha no tratamento, ficou feliz com a realização do pedido do filho.
 
"É bem difícil, não tem sido fácil. Foi muito bonito, hoje, ver eles juntos. Só tenho a agradecer a todos que sempre fizeram de tudo pelo meu filho"
 
Kauã voltou para Bagé nesta sexta e retorna a Santa Maria na próxima segunda-feira, quando ficará durante 15 dias internado no Husm para seguir com as sessões de Radioterapia. Agora, a equipe está fazendo uma vaquinha para comprar luvas do Hulk, o novo pedido de Kauã.