RECONHECIMENTO

Governo institui Dia do Técnico e do Tecnólogo em Radiologia no Espírito Santo

Ascom CONTER
05/09/2019
RECONHECIMENTO

O governador Renato Casagrande sancionou a Lei n.º 11.033/2019 e instituiu o Dia do Técnico e do Tecnólogo em Radiologia no Espírito Santo. A data passa a fazer parte do calendário oficial do estado e vai ser comemorada todo dia 8 de outubro, data de fundação do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Espírito Santo (CRTR13).

Para o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Manoel Benedito Viana Santos, iniciativas como essa ajudam a sensibilizar a sociedade sobre a importância da profissão. “Os benefícios da energia nuclear para a humanidade são imensuráveis e a população precisa conhecer mais sobre os profissionais que operam essa tecnologia. Nesse sentido, a criação de uma data oficial é um gesto importante”, considera.

Segundo o conselheiro federal Luciano Guedes, que representa o estado capixaba no CONTER, o projeto é de autoria do deputado estadual Capitão Assumção. “A medida é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo CRTR13 e por nossa categoria à sociedade. Vamos fazer desta data um movimento simbólico em defesa do exercício legal da profissão”, propõe.

Em agosto do ano passado, a Assembleia Legislativa do ES realizou uma sessão solene em homenagem a 30 profissionais e instituições que contribuem para o desenvolvimento das  técnicas radiológicas no estado. A ideia de criar uma data oficial para a categoria nasceu nesta solenidade e, a partir deste ano, vai ser tornar realidade.