REGULAMENTAÇÃO

CONTER vai ao Congresso defender regulamentação do tecnólogo em Radiologia

Ascom CONTER
06/02/2019
REGULAMENTAÇÃO

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) foi recebido, na tarde de hoje (6), pelo deputado federal João Roma, da Bahia, para discutir o Projeto de Lei (PL) 3.661/2012, que regulamenta a profissão de tecnólogo em Radiologia. No encontro, o presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, explanou sobre a necessidade de se dar andamento ao projeto, que já tramita na Câmara há mais de 6 anos.

O texto, além de regulamentar as profissões de tecnólogo em Radiologia e de Bacharel em Ciências Radiológicas, atualiza dispositivos da Lei 7.394/85 que já estão defasados, visto que a lei de criação da profissão já tem mais de 30 anos e jamais passou por reformulação. “De 1985 até hoje, passamos por mudanças significativas, principalmente, com a criação dos cursos de tecnólogos. Esses profissionais já estão agregados ao mercado de trabalho, desempenham trabalho fundamental na saúde pública, mas ainda não foram reconhecidos pelo Poder Legislativo”, pondera o presidente do CONTER.

O deputado, que recebeu o texto das mãos de Manoel Benedito; do conselheiro Federal Alexandro Alves dos Santos e do ex-presidente do CONTER Jenner Jalne de Morais, prometeu analisar o projeto e se dispôs a receber o Conselho Nacional quantas vezes forem necessárias para debater a matéria.

“A Radiologia está evoluindo e as normativas que regulam o exercício precisam andar junto com esse progresso, não podemos ficar parados no tempo. A aproximação com os poderes capazes de promover essas mudanças é fundamental para garantirmos apoio às nossas pautas em todas as esferas do poder”, defende Alexandro Alves dos Santos, conselheiro federal que representa o estado da Bahia.