RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

CONTER discute demandas da categoria com o Ministério da Saúde

Ascom CONTER
05/02/2019
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

O presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, se reuniu, na manhã de hoje (5), com a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Mayra Pinheiro, na sede do Conselho Nacional, em Brasília. A pauta do encontro foi voltada para a discussão de necessidades da categoria e que envolvem a Secretaria, vinculada ao Ministério da Saúde.

No encontro, os representantes abordaram temas como a importância da regulamentação da profissão de tecnólogo e formas de fortalecer as bases educacionais e a formação dos profissionais da Radiologia. “As questões educacionais têm sido uma pauta prioritária para a Secretaria. Temos acompanhado de perto as questões relacionadas ao ensino a distância e a maneira como os profissionais da saúde estão sendo formados”, pontuou Mayra Pinheiro.

O presidente do CONTER colocou em discussão alguns anseios da categoria, como a necessidade de se cumprir com as prerrogativas profissionais determinadas em lei. “É preciso que o Indivíduo Ocupacionalmente Exposto tenha suas garantias legais resguardadas. Nós trabalhamos com agentes nocivos em nome da saúde pública” ponderou Manoel Benedito. O presidente evidenciou, ainda, a preocupação do Conselho em relação à oferta de cursos e a qualidade da formação dos profissionais da Radiologia.

A Secretária da SGTES afirmou que a atual gestão está preocupada em estar próxima dos representantes das categorias e que os Conselhos deverão ser ouvidos nas decisões que impactarem suas respectivas profissões. A SGTES é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil.

Cabe à SGTES promover a integração dos setores de saúde e educação no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

Além do presidente do CONTER e de Mayra Pinheiro, participaram da reunião os assessores parlamentares do CONTER, Lucas Sá e Jenner Jalne de Morais, e a assessora da SGTES Letícia Alves.