REPERCUSSÃO

Documentário atinge 9 mil views e mídia brasileira começa a dar espaço às denúncias do filme

Assessoria de Imprensa
17/01/2012
REPERCUSSÃO

Documentário atinge 9 mil views e mídia brasileira começa a dar espaço às denúncias do filme

Quando a diretoria executiva do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) decidiu gravar o documentário "8 DE NOVEMBRO RADIOATIVO", o primeiro objetivo era popularizar o Dia Nacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas. Aproveitando a ocasião, os líderes da classe fizeram duas denúncias específicas, uma sobre o sucateamento de equipamentos caros no Paraná e outra, sobre o abandono de uma obra pública na cidade de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás. Além disso, os personagens citam vários problemas crônicos e vícios do Sistema Único de Saúde (SUS) que, até hoje, não conseguiu ser em realidade o que se propôs no papel.

Passados pouco mais de dois meses, a repercussão do vídeo começa a gerar efeitos positivos. Primeiro, uma mesa redonda na Rádio Nacional, com a presença de representantes de várias esferas sociais. Foram 40 minutos de um rico debate, que você pode conferir aqui

Agora, foi a vez de Santo Antônio do Descoberto entrar em pauta. A Rede Record e o SBT fizeram matérias cobrando a conclusão da obra que denunciamos e pode ser que, finalmente, a população seja aliviada. Para ver as reportagens, clique aqui e aqui

A imprensa cumpre papel fundamental no ordenamento jurídico e social do país, principalmente, no que diz respeito aos serviços públicos. Existem vários casos que se resolvem mais facilmente pela imprensa, sob o espectro da opinião pública, do que sob a égide do poder público. Há vezes até em que uma matéria de um grande veículo sobre determinado assunto chega a ter mais peso efetivo do que uma decisão judicial. 

"Há casos em que o ritmo dos problemas é mais veloz que o poder de solução. Portanto, a classe deve se utilizar de todos os canais possíveis para fazer denúncias. Diante de um problema, é dever do profissional denunciar não somente ao Sistema CONTER/CRTRs mas, também, ao Ministério Público e aos veículos de comunicação da cidade e do estado em que mora", afirma a presidenta do CONTER, Valdelice Teodoro.

Se você ainda não viu o documentário 8 DE NOVEMBRO RADIOATIVO, clique aqui