REUNIÃO

CONTER sedia encontro do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS)

ASCOM - CONTER
23/09/2022
REUNIÃO

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) recebeu em sua sede, nos dias 21 e 22 de setembro, os membros dos 14 Conselhos Federais da Área de Saúde que compõem o FCFAS. O objetivo da reunião foi de estabelecer planos de ação, em conjunto, para o fortalecimento profissional dos trabalhadores.

Além de pautas estratégicas discutidas na 193ª Reunião Ordinária, o Fórum teve espaço para diálogos com as comissões de fiscalização e de educação dos Conselhos. Para a representante do Conselho Nacional, TR. Silvia Karina Lopes, a troca de experiência com as demais instituições fortalece não só a autarquia, mas também a segurança do trabalho que é desenvolvido pelo profissional na ponta da operação.

“Os debates ajudam a nortear caminhos possíveis de valorização dos profissionais perante a sociedade. A saúde é o ponto de partida para qualquer outra atividade em qualquer lugar do mundo. Negligenciá-la não só custa caro, como resulta em um processo irreversível. Seguimos fortes na missão de reforçar o papel de técnicos e tecnólogos em Radiologia, em consonância com seus direitos e deveres”, explica a presidente.

SAIBA MAIS

Na semana passada, o CONTER tornou pública a Agenda Positiva endossada pelo FCFAS, com propostas de políticas públicas de manutenção e aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas foram encaminhadas aos candidatos e candidatas das eleições à presidência da República, Senado, Câmara dos Deputados, Governos Estaduais e Distrital e deputados (as) estaduais e distritais. Somados, os 14 Conselhos das áreas de saúde representam mais de 6 milhões de profissionais atuantes no país.

Já no mês passado, o CONTER e o CRTR 3ª Região (Minas Gerais) encaminharam ofício aos ministros da Saúde e da Educação, com a solicitação de reconhecimento formal da importância dos Tecnólogos em Radiologia para a sociedade. Em pauta, foi solicitada a inclusão na portaria interministerial MEC/MS nº 7 de 16 de setembro de 2021 como profissão da saúde, para que todos os profissionais da área tenham o mesmo reconhecimento. O pedido também foi assinado pelos Conselhos de classe integrantes do FCFAS, contemplados pela mesma portaria.