REUNIÃO DE PRESIDENTES

CONTER discute “Responsabilidades de Gestores” com presidentes regionais

Ascom CONTER
23/01/2019
REUNIÃO DE PRESIDENTES

Administrar um conselho profissional traz grandes responsabilidades, tanto em relação à categoria profissional que se representa quanto diante do retorno à sociedade que se espera desses órgãos. Baseado nessa premissa, o auditor federal Francisco Eduardo de Holanda Bessa proferiu a palestra “Responsabilidade de Gestores” aos presidentes dos Conselhos de Radiologia, na sede do CONTER.

O auditor, que exerce a chefia da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia, trouxe aos representantes reflexões sobre boas práticas de gestão, em especial ao que se refere à prestação de contas, "meio pelo qual o conselho irá dizer às autoridades responsáveis o que foi feito com os recursos do órgão, como foi feito e quais os resultados alcançados", orienta o auditor. Para se alcançar esse objetivo, Bessa ponderou sobre a importância de se ser transparente e objetivo nos relatórios apresentados aos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), e disponibilizados aos cidadãos.

“É preciso criarmos uma cultura de responsabilidade, não só no âmbito do Sistema CONTER/CRTRs, mas em todas as esferas da nossa sociedade. Não devemos apresentar resultados apenas porque somos fiscalizados, mas, sim, porque é a nossa razão de existir. O objetivo da exposição é reforçar essa consciência nos gestores dos Conselhos de Radiologia”, observa o presidente do CONTER, Manoel Bendito Viana Santos.

A palestra faz parte da programação da 3ª Reunião de Presidentes do Sistema CONTER/CRTRs, que acontece até a próxima sexta (25).  As atividades de hoje foram encerradas com a apresentação do Setor de Tecnologia da Informação do CONTER sobre a nova ferramenta de gestão do órgão, que modernizou o controle de documentos do Conselho Nacional.