REVOGAÇÃO

CFM revoga resolução que regulamentava telemedicina

Ascom CONTER
27/02/2019
REVOGAÇÃO
 
O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou a revogação da nova resolução que foi publicada para regulamentar telemedicina no Brasil. A decisão foi tomada após uma enxurrada de protestos e manifestações de profissionais e entidades ligadas ao setor. 
 
Segundo o CFM, foram recebidos mais de 1.400 pedidos de alteração da resolução. "Precisamos de tempo para concluir as etapas de recebimento, compilação, estudo, organização, apresentação e deliberação sobre todo o material já recebido e que ainda será recebido, possibilitando uma análise criteriosa de cada uma dessas contribuições, com o objetivo de entregar aos médicos e à sociedade em geral um instrumento que seja eficaz em sua função de normatizar a atuação do médico e a oferta de serviços médicos à distância mediados pela tecnologia".
 
O Brasil já tinha uma resolução sobre telemedicina desde 2002, mas essa nova norma aprofundava ainda mais as possibilidades de atendimento remoto. Para o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Manoel Benedito Viana Santos, o assunto deve ser analisado com mais cautela e os direitos dos pacientes precisam ser resguardados. "No caso de atendimento radiológico ou de terapias com o uso de radiação, o paciente deve sempre estar acompanhado de um técnico ou tecnólogo em Radiologia, pois não é possível fazer o posicionamento e o acompanhamento técnico dos procedimentos à distância. O atendimento remoto deve se resumir ao laudo, apenas", opina.