SAÚDE

CONTER aborda saúde emocional com colaboradores do órgão

Ascom CONTER
11/11/2019
SAÚDE

As discussões sobre a saúde da mente têm ganhado cada vez mais espaço na sociedade em razão dos números alarmantes que rodeiam o tema. No Brasil, dados da Previdência Social apontam que o índice de afastamento por problemas psíquicos cresceu mais de 20 vezes nos últimos 10 anos. Os índices de transtornos de ansiedade e depressão no Brasil também são preocupantes. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 5,8% da população brasileira passa pelo problema, algo em torno de 11,5 milhões de brasileiros.

Pensando nessas evidências, o setor de recursos humanos do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) tem viabilizado meios de aproximar o tema do corpo funcional do órgão. Na última semana, a master coach e analista de perfil comportamental Lana Portela realizou, na sede do Conselho, a palestra “Os 7 segredos do bem-estar emocional”, no qual aborda a importância de se cuidar da saúde da mente.

Para o presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, a discussão é imprescindível dentro e fora do ambiente trabalho. “Assim como o corpo, a mente também adoece e precisa de cuidados. É necessário permanecermos atentos a alguns sinais que indicam problemas emocionais e dialogarmos sobre essas questões é benéfico por mostrar que todo mundo está suscetível, mas que existe caminhos que levam à superação”, afirma.

Para a assistente administrativo Jordana Mesquita, a busca pelo equilíbrio deve permear todos os ambientes de convivência de uma pessoa. “É importante falarmos sobre saúde da mente no ambiente de trabalho, no meio familiar, na educação... esse tipo de debate nos permite refletir sobre como podemos lidar com os nossos sentimentos e como colocá-los em equilíbrio. Saber que a instituição em que trabalho está preocupada com o meu bem-estar emocional é gratificante”, pondera a colaboradora.