SILICONE

Hotsite da Anvisa traz orientações sobre próteses mamárias de silicone

Agência Brasil, com adaptações
23/01/2012
SILICONE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hotsite da Anvisa traz orientações sobre próteses mamárias de silicone

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um hotsite que concentra informações sobre implantes mamários com próteses de silicone. Estão disponíveis informações técnicas e alertas sobre o uso das próteses e orientações para pacientes e médicos de procedimentos para diagnóstico e para os casos de reação adversa e eventual necessidade de remoção.

O hotsite ainda permite que as pacientes e os médicos encaminhem notificações sobre a prótese implantada e o relato de qualquer ocorrência. Há ainda link para a consulta pública, no ar até 17 de fevereiro, sobre a resolução que a Anvisa adotará tornando obrigatória a realização de testes para todas as remessas de implantes mamários que chegarem ao país.

A medida foi tomada depois de fortes indícios de que silicone industrial estava sendo usado indevidamente nos implantes.

A Anvisa cancelou o registro das próteses mamárias das marcas PIP (fabricada na França) e Rofil (fabricada na Holanda) devido a adulterações do produto e o risco à saúde. A agência mantém também uma central de atendimento pelo telefone 0800-6429782.