MAMOGRAFIA

Levantamento do CRTR4 sobre mamógrafos é destaque na TV Globo

CRTR4
17/11/2019
MAMOGRAFIA
Segundo o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro (CRTR4), o número de mamógrafos disponíveis na rede pública do estado caiu de 145 para 107 no último ano e, atualmente, apenas 58% das cidades contam com esse serviço.  
 
O levantamento inédito do CRTR4 foi destaque no telejornal RJTV. Acontece muito de os mamógrafos quebrarem e os municípios não consertarem. Existe também a questão da vigilância sanitária: os equipamentos ultrapassados são proibidos de serem utilizados e não tem reposição", afirma a conselheira regional Cátia Benevides.
 
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) indica que a mamografia é o único exame que tem eficácia comprovada no diagnóstico e na mortalidade por câncer de mama. Uma lei federal garante o direito ao exame para todas as mulheres acima dos 40 anos. Entretanto, como o próprio levantamento mostra, o acesso à mamografia ainda é restrito. "Isso faz que mulheres tenham que se deslocar para outros municípios ou até pagar para fazer o exame", afirma do presidente do CRTR4, Marcello Carlos.