TERCEIRO TRIMESTRE

Fiscalização passa por 495 municípios e atende 10 mil profissionais em 90 dias

Ascom CONTER
09/01/2019
TERCEIRO TRIMESTRE

A Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI) divulgou, nesta semana, o relatório de fiscalização dos meses de julho, agosto e setembro de 2018. Os números são expressivos: nesses três meses, os agentes fiscalizaram 1.827 estabelecimentos em 495 municípios. O número de atendimentos bateu a marca de 10.207 profissionais das técnicas radiológicas. Foram aplicadas 105 autuações e 2.082 notificações para corrigir as irregularidades constatadas nas inspeções.

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER), o número de profissionais atendimentos é importante, pois a fiscalização também cumpre função educativa. "Nas nossas visitas, além de notificar e autuar as irregularidades, prestamos informações e esclarecimentos para ajudar a resolver os problemas que conhecemos. No último trimestre, chegamos a mais de 10 mil atendimentos", afirma Manoel Benedito Viana Santos. Veja o relatório detalhado por região:



Para o presidente da Coordenação Nacional, o conselheiro federal Luciano Guedes, os números refletem o esforço que a CONAFI tem dispensado para a capacitação dos fiscais do Sistema CONTER/CRTRs, além do investimento do Conselho para modernizar o processo de fiscalização. “Este resultado é fruto de um trabalho estratégico realizado ao longo do ano. Em 2018, não só investimos em capacitação como também garantimos meios para que os agentes fiscais trabalhassem contra o exercício ilegal devidamente equipados. Para isso, foram distribuídos viaturas, notebooks e impressoras”, observa Luciano Guedes.

O investimento em capital humano foi fundamental para o resultado. “Por meio do último concurso do Sistema, novos fiscais foram contratados em diversos Conselhos Regionais. Esses profissionais receberam o devido treinamento e supervisão e já estão na rua, atuando em defesa da sociedade”, analisa o presidente do CONTER.

As 2.082 notificações e 105 autuações lavradas no 3º trimestre correspondem a irregularidades cometidas por pessoas físicas e jurídicas. Segundo informa a CONAFI, as inspeções são apenas uma das fases do processo de fiscalização. Os casos de exercício ilegal serão instruídos pelos Conselhos Regionais de cada jurisdição. Demandas de outra natureza, como trabalhistas e sanitárias, serão encaminhados para as autoridades competentes.

Com os dados do terceiro trimestre, a fiscalização em 2018 já soma 1.417 cidades, 5.366 estabelecimentos e 29.636 profissionais fiscalizados em todo o país. Os dados do último trimestre do ano serão divulgados no início de 2019.