VACINA

CONTER e CRTRs se mobilizam por vacinação de trabalhadores da Radiologia

Romário Costa/Ascom CONTER
27/04/2021
VACINA

“No atual contexto de crise sanitária mundial causada pelo novo coronavírus, esses profissionais passam a ter um papel ainda mais fundamental, já que atuam diretamente no diagnóstico e nas possíveis complicações da Covid-19”. A declaração é do deputado estadual pelo Espírito Santo Bruno Lamas ao indicar ao Governo do estado que técnicos, tecnólogos e auxiliares em Radiologia sejam priorizados na campanha de imunização do estado. Após diálogo com o CONTER e com o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Espírito Santo (CRTR13), o parlamentar fez a indicação que foi aprovada pela Assembleia Legislativa e segue para sanção do governador. 

A iniciativa é uma das inúmeras ações que os Conselhos de Radiologia têm realizado em prol da priorização da categoria no plano de vacinação. Além do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS), oficiados pelo CONTER, já declararam que os profissionais das técnicas radiológicas têm preferência para receber a vacina, em razão do fundamental trabalho realizado no enfrentamento da pandemia e, consequentemente, pela alta exposição ao novo coronavírus. 

“Felizmente, na maioria das regiões, este direito tem sido preservado. Contudo, ainda há situações em que temos de ir ao enfrentamento em defesa dos nossos profissionais”, afirma o presidente do CONTER, Luciano Guedes. Para o representante, a situação é inaceitável, sobretudo por preterir profissionais que lidam diariamente com pacientes acometidos pela Covid-19. “Existe uma grave contradição no fato de o poder público, que deveria agir pela garantia das prerrogativas profissionais, descumprir com as orientações que visam assegurar a saúde de trabalhadores indispensáveis”, assevera. 

Mobilização dos Conselhos Regionais 

Em consonância com o posicionamento, o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia dos estados do Amapá e Pará (CRTR14) tomou providências diante de irregularidades denunciadas pela classe. A instituição estabeleceu diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente de Belém (Sesma), para garantir que todos os profissionais que atuam em caítal e em seus distritos sejam vacinados. A partir da ação favorável na capital, haverá mais ferramentas para resolver as mesmas situações nas demais regiões dos estados abrangidos pelo CRTR14.

Do mesmo modo, o Conselho de São Paulo (CRTR5) se reuniu, ainda em fevereiro, com o Secretário Executivo de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, Dr. Rubens Emil Cury, e levou ao conhecimento do gestor denúncias sobre não vacinação de profissionais da Radiologia. A partir da reunião, o executivo se comprometeu a solicitar à Secretaria de Saúde estadual reforço nas orientações de vacinação prioritária a técnicos, tecnólogos e auxiliares em Radiologia. 

O CRTR3, de Minas Gerais, também recebeu denúncias e oficiou autoridades. A Diretoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Formiga afirmou que a categoria será contemplada na primeira fase de imunização e, inclusive, já havia iniciado com a vacinação desses trabalhadores. Já o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado estadual Dalmo Ribeiro Silva, em resposta ao CRTR, informou que cobrou da Secretaria de Estado da Saúde a priorização dos profissionais em todo o estado.

No Rio Grande do Sul, o CRTR6, em parceria com a Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas, elaborou nota de posicionamento sobre a vacinação para os Profissionais da Saúde. No mesmo sentido o Conselho que representa Alagoas, Bahia e Sergipe (CRTR8) denunciou publicamente o estado de Sergipe por não incluir os profissionais das técnicas radiológicas do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) como essenciais no grupo prioritário para a imunização.