VACINA

CONTER cobra prioridade na vacinação de profissionais da Radiologia ainda não imunizados

Jônathas Oliveira - Ascom CONTER
30/03/2021
VACINA

Com o andamento do Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, felizmente, a maioria dos nossos profissionais tem sido contemplados adequadamente com as vacinas disponíveis no país. Contudo, existem locais em que técnicos, tecnólogos e auxiliares em Radiologia ainda não foram beneficiados com o que lhes é de direito, mesmo aqueles da linha de frente da pandemia. É em nome desses trabalhadores que Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) tem intervindo junto às autoridades de saúde.

Hoje (30), foram oficiados a Coordenação Geral do Programa Nacional de Vacinação (CGPNI), ligada ao Ministério da Saúde; o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS). Nos documentos, o CONTER reafirma a necessidade de se garantir esse direito fundamental à categoria que, assim como tantos outros heróis da saúde, estão expostos aos riscos deste vírus mortal para cumprir com a sua missão profissional, explica o presidente do CONTER, Luciano Guedes. 

Para o gestor, o caminho para afastar a sombra do colapso da saúde passa, fundamentalmente, pela imunização daqueles que estão no fronte. “Essa é uma batalha prioritária para o CONTER, garantir que todos os profissionais das técnicas radiológicas tenham a segurança necessária para continuarem a exercer o seu ofício primordial na pandemia”, afirma.

Chegou ao conhecimento do CONTER a expedição de orientação da Coordenação Geral do PNI, destinado às Coordenações Estaduais de Imunizações, na qual se elenca os trabalhadores com prioridade no recebimento da vacina sem, contudo, citar diretamente técnicos, tecnólogos e auxiliares em Radiologia. O documento vai de encontro com a Lei nº 14.023/2020, a qual define os profissionais das técnicas radiológicas como essenciais ao controle da pandemia.

Ministério da Saúde reforça prioridade na imunização de profissionais da Radiologia

No final de janeiro, o CONTER oficiou o Ministério da Saúde (MS) reivindicando a inclusão de técnicos, tecnólogos e auxiliares em Radiologia nas primeiras etapas de vacinação. Em resposta, o órgão destacou que a categoria faz parte do grupo prioritário, reforçando o trabalho essencial da aplicação das técnicas radiológicas. O posicionamento foi anexado aos ofícios enviados pelo CONTER na data de hoje.