VACINAÇÃO

Após atuação conjunta do CONTER, CRTR19 e vereadores, profissionais da Radiologia de Manaus começam a ser imunizados

Ascom CONTER
04/02/2021
VACINAÇÃO

O mundo tem acompanhado de perto a situação caótica do estado do Amazonas, em virtude do novo coronavírus. Ainda no mês de janeiro, o estoque de oxigênio de diversas instituições de saúde chegou ao fim, o que provocou a morte por asfixia de inúmeros pacientes de COVID-19, tudo isso diante dos olhos das equipes de saúde que tiveram de escolher quem deveria viver. Por isso, mais do que nunca, o início da imunização dos profissionais de saúde na região deve ser comemorada.

Diante do cenário de calamidade, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) e o Regional de Amazonas (CRTR 19ª Região) oficiaram o Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA), respectivamente, e cobrou a devida valorização de técnicos, tecnólogos e auxiliares de Radiologia.

> Clique aqui e confira o expediente do CONTER ao MS;
> Clique aqui e confira o documento do CRTR19 às autoridades locais.

As atuações dos Conselhos Nacional e Regional surtiram efeito: fez com que vereadores da capital amazonense saíssem em defesa da Classe. Além disso, a categoria se mobilizou para cobrar o devido reconhecimento pela atuação na linha de frente. A vacinação teve início ainda nesta semana..

Vereadores

A vereadora Thaysa Lippy oficiou a Prefeitura de Manaus e solicitou a imunização dos profissionais da Radiologia que atuam em linha de frente no diagnóstico da COVID-19 (clique aqui e confira o documento). Além de citar a atuação do CONTER junto ao MS, o texto destaca:

“A pandemia evidenciou o papel fundamental que os profissionais da saúde desempenham na sociedade. Na linha de frente do combate à Covid-19, a força de trabalho de diversas categorias profissionais é a principal arma para o controle da doença e o cuidado do paciente. Neste cenário, os Técnicos em Radiologia exercem atividades essenciais para o diagnóstico e análise das complicações em razão da contaminação pelo vírus.”

Por sua vez, o vereador Professor Fransuá também cobrou o MS e solicitou a inclusão dos profissionais de Radiologia no Plano Nacional de Imunização (PNI). Ele enviou expediente também a SEMSA. “A atuação desses profissionais é importante na luta contra esse vírus, venho solicitar que seja analisado a inclusão desses profissionais no programa de vacinação Municipal”.

Posicionamento

Para o Diretor-Secretário do CONTER, TR. Mauro Souza, esse reconhecimento é essencial para que os profissionais da Radiologia sejam devidamente valorizados. “Nós não somos invisíveis e não vamos nos calar. Temos auxiliares, técnicos e tecnólogos em Radiologia na linha de frente que merecem não só o devido reconhecimento pelo trabalho que exercem, mas também o cuidado essencial para com a saúde de quem salva vidas. Mais do que palmas, são profissionais que merecem respeito. Nossa torcida é em prol da ciência e devemos celebrar a imunização de cada um na linha de frente”, finaliza.