8Nov21 | EDITORIAL

Palavra do Presidente - Profissão de Honra!

Luciano Guedes, Presidente do CONTER
08/11/2021
8Nov21 | EDITORIAL

Hoje, 8 de novembro de 2021, comemoramos a vida e o trabalho daqueles que, assim como eu, escolheram a Radiologia como profissão. Quem decide por esse caminho, muitas vezes, já encontrou na dedicação ao próximo uma vocação, antes mesmo de ingressarem em um curso de Radiologia. Há também aqueles que, ao longo da trajetória, foram descobrindo, aos poucos, o amor por este ofício. Mas seja lá qual a maneira que você chegou até aqui, de uma coisa eu tenho certeza: você jamais imaginaria a grandiosidade dos desafios que encontraria na jornada, especialmente quando falo dos últimos dois anos.

Na linha de frente da pandemia ou não, a Radiologia tem a característica de ser imprescindível em inúmeros campos da área da saúde e da sociedade de um modo geral - salvando vidas direta e indiretamente. Ao longo dos últimos dias, tentamos homenagear diversos setores dentro desse espaço valioso que são as aplicações das Técnicas Radiológicas. Em cada um deles, trabalham profissionais que se dedicaram e enfrentaram o maior desafio de suas vidas, em tempos de crise.

Celebramos hoje a caminhada de homens e mulheres de honra, que encararam momentos de medo, dor, desalento, desespero e diversos outros sentimentos que nos tomaram de assalto, mas que não nos fizeram desistir. Mesmo em um trabalho de alto risco, perdendo companheiros de jornada... o que vimos foram heróis e heroínas dedicados, que traziam o símbolo de radiação no ombro e no peito. Símbolo este que, nos jalecos, não significavam perigo, mas sim esperança de que a saúde fosse reestabelecida.

Veio a partir do nosso trabalho diário a principal arma contra um vírus que devastou o mundo. Das nossas mãos vieram as imagens que permitiram o diagnóstico, conduziram tratamentos e promoveram a cura.

Aos que honraram o nosso juramento profissional, foram imbatíveis e fizeram história, a nossa mais sincera homenagem e agradecimento.

Feliz Dia dos Profissionais da Radiologia!

Saudações Radiológicas,
TR. Luciano Guedes