ATENDIMENTO HUMANIZADO

Tecnólogo em Radiologia concorre a prêmio por atendimento humanizado com crianças na Radioterapia

ASCOM/CONTER
10/11/2022
ATENDIMENTO HUMANIZADO
Conheça o projeto do colega que tem transformado a experiência de pacientes
 
No próximo mês de dezembro, acontecerá o Prêmio Razões para Acreditar 2022 - Celebrando a Beleza das Boas Ações, que irá premiar indicados nas categorias: meio ambiente; ciência e tecnologia; empreendedorismo; gentilezas; projetos sociais; LGBTQIA+; família; mulher; PcD; criança; pet; atendimento; educação; profissionais da saúde; longevidade e ato heroico. 
 
Na categoria “profissionais da saúde”, temos como representante das técnicas radiológicas, o colega TNR. Robson Luiz de Souza, especialista em Radioterapia, que desenvolve um projeto incrível de humanização do atendimento no Hospital das Clínicas em São Paulo (SP). 
 
O profissional levou ao hospital o projeto de personalização das máscaras utilizadas nos tratamentos de radioterapia em crianças com câncer na cabeça ou pescoço. O equipamento é obrigatório para o tratamento, pois protege e imobiliza o paciente durante a sessão. As máscaras são feitas de plástico sensível ao calor e chegam aos hospitais em forma sólida e plana. Quando colocada na água quente, a estrutura fica mole e flexível e pode ser moldada no rosto do paciente, se tornando um equipamento individual que é utilizado durante todo o tratamento. 

 

Para votar clique aqui.

 
 
Nesse sentido, o projeto de Robson vai além: ele faz a personalização lúdica das máscaras, as pintando na forma de personagens infantis para a melhor aceitação das crianças ao tratamento. 
 
A máscara é incômoda, e muitas vezes os pacientes não querem utilizá-las, então precisam de anestesia para o processo, o que aumenta a duração das sessões. Assim, explicamos para as crianças sobre a necessidade do uso da máscara que, com os desenhos de personagens se tornam uma história lúdica, fazem eles se sentirem seguros, e podemos unir nosso conhecimento técnico com o olhar ao ser humano, conseguindo fazer essa conciliação no âmbito hospitalar”, relata o tecnólogo. 
 
Robson conta que a ideia do projeto surgiu em 2018, quando ele fazia pesquisas sobre o assunto e encontrou informações de outros países sobre a personalização de acessórios em radioterapia. 
 
Desde que pude implementar o projeto, o resultado tem sido imensurável. Ele atinge não só as crianças, mas também seus familiares e toda a equipe de saúde que se tornou mais unida e participativa. Assim, podemos transformar um momento triste em motivação, fazendo algo super especial e que pode trazer alegria ao paciente”, explica o profissional. 
 
  Acervo pessoal: máscara produzida por Robson Luiz
 
Trabalhando há 11 anos no Hospital das Clínicas de São Paulo, o tecnólogo conta que recebe mensagens de diversos colegas interessados no projeto, e chegou a conversar com um profissional do Egito que o encontrou e implantou a iniciativa no hospital em que trabalha, levando aos pacientes carinho, amor e acolhimento.
 
Vamos ajudar?
 
Para prestigiar o colega e sua iniciativa vote clicando aqui. Basta selecionar a foto de Robson e clicar em votar! Pelo link, também é possível acessar as outras categorias do prêmio e conhecer mais histórias e ações inspiradoras.
 
O evento de premiação será transmitido pelo canal do Razões para Acreditar no YouTube no dia 19 de dezembro às 20h, com apresentação da atriz Dira Paes, do influenciador Rodrigo Mussi, do atleta e apresentador Fernando Fernandes, e de Ikaro Kadoshi, drag queen e apresentador.
 
Nesse vídeo, o tecnólogo conta mais sobre o projeto.
 
Saiba mais sobre o prêmio: IG @premiorazoes