ATUAÇÃO

CONTER oficia EBSERH e solicita inclusão de Tecnólogo em Radiologia em edital de residência

ASCOM - CONTER
30/09/2022
ATUAÇÃO

O Exame Nacional de Residência (ENARE), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), é uma avaliação que tem como objetivo oferecer mais oportunidades de vagas de residências a profissionais das áreas de saúde. Entretanto, ocorre que a atual edição do edital não contempla vagas para Tecnólogo em Radiologia: cargo que é difundido e consolidado dentro das políticas da empresa.

> Clique aqui e confira o Edital nº 4 do ENARE;
> Clique aqui e confira o ofício do CONTER que solicita a inclusão.

Diante do problema, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) oficiou a EBSERH com a solicitação de inclusão desses profissionais. Nesta terça-feira (27), o Conselho recebeu resposta por e-mail, com o informe de que a demanda foi encaminhada a área competente para análise. Ocorre que as inscrições se encerram na próxima segunda-feira (03 de outubro), de modo que não houve retificação do Edital nº 4 até o presente momento.

Confira:

Ainda em novembro de 2014, a Coordenadoria de Planejamento de Pessoal (CPP) e a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da instituição criaram um documento que descreve as atribuições dos cargos efetivos dos hospitais universitários federais e instituições congêneres, gerenciados pela EBSERH. Neste material encontra-se as atribuições tanto do TNR em Radiologia quanto do Tecnólogo em Radioterapia, outra atribuição desconsiderada no Enare.

Para a presidente do CONTER, TR. Silvia Karina Lopes, a não inclusão dos tecnólogos em Radiologia no ENARE simboliza um retrocesso para a qualificação e a formação de equipes multiprofissionais de saúde.

“Oficiamos o presidente da EBSERH e seguimos no aguardo das providências cabíveis. A EBSERH gere os hospitais universitários que atendem as demandas do SUS, sendo que um dos preceitos do sistema é justamente a qualidade dos profissionais e dos serviços ofertados. Em defesa ao SUS e à sociedade, nós exigimos que a EBSERH reconheça e coloque os profissionais tecnólogos em Radiologia no ENARE. Caso a retificação não ocorra, estudaremos as vias jurídicas em defesa da profissão”, finaliza a representante da autarquia.