EDUCAÇÃO CONTINUADA

CONTER marca presença com sala exclusiva e palestras na 51ª edição do Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

ASCOM/CONTER
12/09/2022
EDUCAÇÃO CONTINUADA

 

Entre os dias 1 e 3 de setembro, o CONTER participou da 51ª edição do Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem em Florianópolis (SC). A convite da organização do congresso, esteve presente a Coordenação Nacional de Educação do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONAE/CONTER), representada pelo presidente TNR. Rubens Acosta Machado e pela secretária TNR. Janaína Fagundes de Morais, auxiliados pela Coordenação Regional de Educação (CORED) da 11ª região, representada pela presidente Andrea Huhn e pela presidente da Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI), TR. Vanderleia da Silva.

Foto: Arquivo CONTER / Na foto: TR. Vanderleia da Silva, TNR. Andrea Huhn, TNR. Janaína Fagundes de Morais, TNR. Rubens Acosta Machado

No congresso, foi elaborada a sala dos técnicos e tecnólogos em Radiologia coordenada pelo CONTER, em que o presidente da CONAE, TNR. Rubens Machado foi coordenador e moderador, onde pôde apresentar a Coordenação aos participantes. A secretária da CONAE, TNR. Janaína Fagundes palestrou sobre o tema “Comunicação não violenta dos campos da ética profissional e segurança do paciente”.

Para este congresso, optamos por temas sobre a saúde da mulher e a humanização,   qualidade e proteção radiológica, oportunidades de atuação profissional e principalmente pelo incentivo à pesquisa e a produção científica”, comentou o presidente Rubens Machado.
 
Foto: Arquivo CONTER / Na foto: TNR. Rubens Acosta Machado e TNR. Janaína Fagundes de Morais
 
Em seu discurso inaugural, o presidente Rubens enfatizou a importância da educação continuada e abordou o planejamento para que os profissionais tenham oportunidades de desenvolvimento, “A categoria precisa ocupar o papel que historicamente sempre foi dos técnicos e tecnólogos - os verdadeiros responsáveis pelos diversos métodos de geração de imagens e aplicação das doses radioterápicas”, disse o presidente. 
 
Ainda, o CONTER por meio da CONAE reafirma seu compromisso com a classe profissional, desde a formação até a continuação dos estudos para o desenvolvimento das competências profissionais. Com ações de visibilidade, o Conselho almeja mostrar a importância dos(as) profissionais para a sociedade.
 
Para o presidente Rubens, “A juventude da Radiologia deve estar preparada para acompanhar as novas tecnologias que se aproximam a passos rápidos. Também, precisamos compreender que trabalhando em grupo e apoiando os órgãos que norteiam a nossa profissão, podemos ter mais atenção ao que acontece nas políticas que nos permeiam, para não nos deixarmos levar pela maré de informações errôneas.
 
Foto: Arquivo CONTER / Na foto: Presidente da CONAE/CONTER TNR. Rubens Acosta Machado
 
O CONTER agradece o convite do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem para participar da 51ª edição de seu congresso e se põe à disposição dos parceiros nesta retomada dos encontros e eventos presenciais, a fim de promover a “cultura da Radiologia”!