EVOLUÇÃO CONSTANTE

08/07: Dia Nacional da Ciência e do(a) Pesquisador(a)

ASCOM - CONTER
08/07/2022
EVOLUÇÃO CONSTANTE

Nesta data, o CONTER chama a atenção para a importância da produção cientifica e do estímulo aos mais jovens, para fazerem parte desse meio fundamental e indispensável em nossas vidas. A ciência é promotora do desenvolvimento e da inovação tecnológica, responsável pelas perguntas e respostas que norteiam e ajudam na compreensão do mundo e do universo em que vivemos.

E não há como falar em ciência e pesquisa sem mencionar a Radiologia, que nasceu dessas virtudes por meio de Rontgen e Marie Curie. “A Radiologia é um produto da pesquisa e, ao mesmo tempo, um exemplo de constante renovação, inovação e aperfeiçoamento científico. Seus diversos equipamentos e acessórios foram, são e serão desenvolvidos por pesquisadores e cientistas, assim como possuem a contribuição de inúmeros Técnicos e Tecnólogos em Radiologia. Suas nobres missões, declaradas em nosso Código De Ética, destacam o dever de manter o aperfeiçoamento científico e pessoal como uma obrigação profissional”, explica o TR. Rubens Acosta Machado, presidente da Coordenação Nacional de Educação (CONAE) do CONTER.

Quem está na ponta da operação na Radiologia sabe bem a diferença que os critérios científicos agregam no dia a dia dos profissionais e da sociedade. É o que relata o Dr. em Engenharia Nuclear, professor do programa de pós-graduação do IRD/CNEN e diretor da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), José Ubiratan Delgado:

“Ao inovar métodos no uso de materiais, a atuação contínua dos profissionais da área radiológica na pesquisa básica ou aplicada conduz necessariamente à melhoria das técnicas e processos os quais resultarão em impactos positivos”, sintetiza o especialista, em referência ao constante aprimoramento tecnológico que a área exige.

Vale reforçar que, para devidamente valorizarmos a ciência e seus pesquisadores, devemos incentivar as principais produtoras de conhecimento no país, que são as Universidades e Instituições públicas de pesquisa. O investimento nas mesmas é essencial para a corroboração e avanço da produção científica.

Saiba mais

O Dia Nacional da Ciência e do(a) Pesquisador(a) é comemorado em 8 de julho pois celebra a data de criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no ano de 1948.

A Sociedade irá realizar sua 74ª Reunião Anual, com o tema “Ciência, Independência e Soberania Nacional”, de modo que o evento será aberto ao público entre os dias 24 e 30 de julho, na Universidade de Brasília. Vale destacar que o evento possui inscrição gratuita, webminicursos, conferências, mesas-redondas, painéis e muito mais.

Clique aqui e veja sobre a Reunião. (https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/)

Sobre a CONAE

A Coordenação Nacional de Educação (CONAE) atua como um grupo de trabalho de educação do Sistema CONTER/CRTRs e preconiza a ciência e a pesquisa como sua maior virtude.

Composta por profissionais da Radiologia com reconhecimento profissional e convidados especiais que apoiam a educação e a pesquisa científica, o grupo de trabalho têm o dever de servir aos profissionais, por meio de apoio a programas educacionais e projetos das Coordenações Regionais de Educação (COREDs) dos CRTRs.

As diretrizes curriculares dos Técnicos e Tecnólogos (aprovada pelo MEC), as criações das COREDs, as funções do Supervisor de Aplicação das Técnicas Radiológicas (SATR) e as resoluções que impactam na educação e na formação dos profissionais são alguns exemplos do trabalho desenvolvido pela Coordenação.