HISTÓRIA

CONTER completa 35 anos com grandes desafios pela frente

ASCOM - CONTER
04/06/2022
HISTÓRIA
Em 1987, no dia 4 de junho, nasceu a autarquia federal que deu início ao processo de normatização, controle e fiscalização das técnicas radiológicas no país. A data marca a Reunião Inaugural do 1º Corpo de Conselheiros, quase um ano e meio depois da formulação da Lei nº 7.394/85, responsável por regular o exercício da profissão de técnico em Radiologia no Brasil.

Em 2022, por sua vez, o dia de hoje simboliza o início dos trabalhos da 1ª Junta Governativa do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), que estará à frente dos trabalhos da autarquia até a posse do VIII Corpo de Conselheiros.
A criação da autarquia foi necessária, uma vez que, durante a década de 80, o uso indiscriminado de radiações ionizantes e a ausência de direitos a categoria eram ainda maiores que os de hoje.
 
“Somos sabedores dos desafios que enfrentamos na profissão que escolhemos para a vida. O que posso garantir é que nos mantemos firmes na luta de fiscalizar e criar caminhos mais dignos à nossa categoria. É um processo gradativo e a longo prazo, mas que, ao olhar para trás, podemos ver que já trilhamos caminhos importantes. Tenho certeza de que evoluiremos ainda mais”, explica a Diretora Presidenta TR. Silvia Karina.
 
Junto a criação do CONTER, nasceram os seis primeiros Conselhos Regionais (CRTRs), que hoje completam 34 anos de existência. Na época, eles haviam sido criados com a responsabilidade jurisdicional dos seguintes estados: 

1ª Região: Distrito Federal, Goiás, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá e Roraima; 2ª Região: Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão; 3ª Região: Minas Gerais e Espirito Santo; 4ª Região: Rio de Janeiro; 5ª Região: São Paulo; 6ª Região: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Atualmente, o Sistema CONTER/CRTRs conta com 17 Regionais espalhados por todo o território nacional. Ao longo dos próximos dias, o CONTER exibirá o balanço de fiscalização do ano de 2021, com os números de profissionais alcançados, estabelecimentos visitados e municípios contemplados pelos agentes fiscais.