INTEGRAÇÃO

CRTR 9ª Região assume jurisdição dos Estados do Acre e de Rondônia

ASCOM - CONTER
19/11/2021
INTEGRAÇÃO
Os profissionais das técnicas radiológicas do Acre e de Rondônia, agora, estão sob a responsabilidade do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 9ª Região (CRTR9). O processo de transição se dá por meio da Resolução CONTER nº15/2021, de modo que o antigo Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 18ª Região (CRTR18) passa a perder sua personalidade jurídica.
 
Após análise do Setor de Controle Interno do CONTER, bem como dos relatórios da Diretoria Interventora do CRTR18, o Regional não demonstrou sinais de que possa, em algum momento, alcançar sua independência financeira e administrativa, de modo que as atividades para sua manutenção seriam mantidas por intermédio de repasses do CONTER. Ocorre que essa prática é rechaçada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o que impossibilita a realização de empréstimos para manter o funcionamento do CRTR.
 
> Confira, aqui e aqui, as atas de Reunião Plenária Extraordinária que definiram a extinção do CRTR18 e a incorporação dos estados pelo CRTR9;
 
De acordo com o presidente do CONTER, TR. Luciano Guedes, trata-se de uma medida de gestão que, infelizmente, é necessária. “Não são ações direcionadas a um Regional específico. Se necessário for, poderão ocorrer outras incorporações. A ideia da incorporação é que a sociedade tenha um serviço público de qualidade. São medidas importantes que reestruturam financeiramente o Sistema CONTER/CRTRs, para que continuemos avançando em prol da valorização profissional. A gestão responsável de qualquer autarquia pública passa pela análise do TCU, de modo que devemos adaptar os serviços para os profissionais e a sociedade”, explica o representante do Nacional.
 
ATENDIMENTO
 
A delegacia de Porto Velho (RO) e os atendimentos em Rio Branco (AC) continuam a funcionar sem prejuízos. Portanto, os profissionais que necessitarem de quaisquer serviços poderão entrar em contato pelos canais de comunicação tradicionais. Clique aqui e saiba mais.