LEGISLAÇÃO

CONTER oficia os Ministérios da Saúde e da Educação para inclusão de Tecnólogos em Radiologia na portaria MEC/MS 07/2021 e na resolução CNRMS 02/2022

ASCOM/CONTER
15/09/2022
LEGISLAÇÃO
Em ofício enviado aos ministros da Saúde e da Educação, o CONTER, junto aos conselheiros do Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia da 3ª região (Minas Gerais), solicita o reconhecimento formal da importância dos Tecnólogos em Radiologia para a sociedade e sua inclusão na portaria interministerial MEC/MS nº 7 de 16 de setembro de 2021 como profissão da saúde, para que todos os profissionais da área tenham o mesmo reconhecimento. 
 
A portaria dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e institui o Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde.
 
Assim como a profissão de Tecnólogo em Radiologia não consta na portaria, a mesma também não consta na resolução da CNRMS nº 2 de 24 de março de 2022, que autoriza os programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde.
 
Dessa maneira, o CONTER pede a inclusão da profissão para a residência multiprofissional para tecnólogos em Radiologia a partir de estudo - incluso nos ofícios, sobre a importância dessa categoria, de autoria do  TNR. em Radiologia, Dr. em Ciências e Tecnologias das Radiações e professor da graduação em Tecnologia em Radiologia da UFMG, Rodrigo Gadelha, e da TNR. em Radiologia, Dra. em Ciências e Técnicas Nucleares e professora da graduação em Tecnologia em Radiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luciana Batista, e do - ambos conselheiros regionais da 3ª região. 
 
O pedido também é assinado pelos Conselhos de classe integrantes do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde, contemplados pela portaria MEC/MS nº 7 de 16 de setembro de 2021.
 
Por meio dos ofícios, o CONTER solicita audiência com os Ministérios para tratar do assunto e apresentar o estudo “Graduação de Tecnologia em Radiologia é Área da Saúde Sim!”, onde os autores discorrem sobre a Radiologia como ciência, a formação tecnológica, como profissão da saúde e linha de frente no atendimento durante a pandemia de Covid-19, incluindo sobre o projeto de especialização em radiologia tecnológica na modalidade residência da UFMG.