MÁXIMO RESPEITO

Radiologia em luto: Descanse em paz e obrigado por tudo, Aristides Negretti

Jônathas Oliveira - Ascom/CONTER
25/07/2022
MÁXIMO RESPEITO

Neste domingo (24/07), a Radiologia perdeu um dos principais pioneiros deste país. Com seus 94 anos e dono de uma sabedoria ímpar, o Técnico em Radiologia Aristides Negretti sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Mesmo afastado dos trabalhos em uma casa de repouso, sempre fez questão de demonstrar o amor pela profissão.

Ele foi aluno no primeiro curso de técnicos em Radiologia do Brasil, fundado no Hospital das Clínicas de SP, em 1951. No Hospital, não há uma pessoa sequer que não conheça Aristides, considerado pelos especialistas que administram o local como um mestre além de seu tempo.

Querido por onde passou, Aristides teve contribuições fundamentais para que a regulamentação da profissão ocorresse, bem como a criação do próprio Sistema CONTER/CRTRs. Aristides se uniu a outros pioneiros e contribuiu com o surgimento da Associação de Tecnologia em Radiologia do Estado de São Paulo (Atresp), fundada em 1º de outubro de 1952, durante o curso técnico Raphael de Barros, por iniciativa do profissional Walter Fonseca Braga.

“Há 50 anos, Aristides Negretti tem sido um farol para a nossa categoria. O que morre é a nossa história viva e o exemplo para todos”, relata o ex-presidente do CONTER, Jenner Jalne de Morais. É com imensa tristeza e dor no peito que Diretores e Corpo Funcional do Sistema CONTER/CRTRs se solidarizam com família e amigos.

“O CONTER externa suas condolências, respeito e a promessa de que, assim como ele lutou para regulamentar nossa profissão, dentre muitas outras lutas ao longo de seus 94 anos de vida, agora é chegada a hora de honrarmos e cuidarmos do legado que recebemos: uma profissão regulamentada que vem sustentando mais de 130 mil famílias em todo o país. Seguiremos na luta, para que a radiologia tenha vida longa e próspera. Aristides...PRESENTE!”, disserta a presidente do CONTER, TR. Silvia Karina Lopes.

Seu legado, atenção e exemplo permanecem vivos nos corações de cada aluno, paciente e colega de trabalho. Seus feitos de consolidar e defender os direitos sociais dos técnicos em Radiologia jamais serão esquecidos. Obrigado por tudo e por tanto, mestre.

Descanse em paz.