NOVEMBRO AZUL

CONTER abraça a campanha de prevenção ao câncer de próstata

ASCOM - CONTER
10/11/2022
NOVEMBRO AZUL

No mês mundial de combate ao câncer de próstata, o CONTER reforça a importância da conscientização e do diagnóstico precoce da doença. Nesta quarta-feira (09/11), o corpo funcional do órgão se vestiu de azul e reforçou a campanha já adotada por diversas instituições, com foco na saúde do homem de um modo geral.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo da doença é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás somente do câncer de pele. O principal fator de risco do câncer de próstata é o genético, e seus sintomas só começam a aparecer na fase avançada da doença, dificultando a cura. Entre os sintomas, destacam-se: presença de sangue na urina e/ou no sêmen, dores e vontade de urinar com frequência.

Nesse caso, a prevenção é fundamental para o diagnóstico precoce. Por isso, recomenda-se que homens com mais de 45 anos e casos da doença na família - e homens com mais de 50 sem histórico, frequentem o urologista para a realização do exame de toque retal. A análise permite que o médico avalie possíveis alterações na próstata, como o endurecimento e/ou presença de nódulos suspeitos. Nesses casos, pode ser solicitada a biópsia guiada pela ultrassonografia da glândula.

O tratamento pode variar de acordo com o tamanho e classificação do tumor, além da idade do paciente, e pode ser feito por remoção da próstata, radioterapia, hormonioterapia e o uso de medicamentos - a depender do caso.

Estimule o debate em sua família, em seu ambiente de trabalho e com seus amigos e colegas.

Uma campanha do Sistema CONTER/CRTRs!