PL 3.661/2012

Líder no Congresso, deputado Capitão Wagner declara apoio ao PL 3.661/2012 da Radiologia

Romário Costa/Ascom CONTER
17/12/2021
PL 3.661/2012

O CONTER realizou, nesta semana, mais uma articulação importante em busca da aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 3.661/2012, que moderniza a Radiologia e promove a tão esperada regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia. Os Conselheiros Nacionais Sílvia Karina e Antônio Eudes estiveram reunidos com o deputado federal pelo Ceará Capitão Wagner, para discutir a proposta. Na oportunidade, os representantes da categoria puderam expor a importância da pauta para a área e receberam o apoio do deputado, que prontamente contatou o relator do PL na Câmara, o deputado Pedro Westphalen, requerendo o andamento do texto que está parado há mais de dois anos.

Conterrâneo do deputado, o conselheiro nacional Antônio Eudes relembrou o papel relevante que os tecnólogos em Radiologia desempenharam na pandemia e reiterou a necessidade de reconhecimento desses heróis da saúde. “Os profissionais da Radiologia foram fundamentais para o enfrentamento da Covid-19. Técnicos e também tecnólogos estiveram a frente de exames fundamentais para o tratamento dos pacientes”, afirmou. O representante do estado do Ceará ponderou o tempo que o PL 3.661/2012 tramita no Congresso. “Já são quase dez anos de espera por esta legislação que irá beneficiar uma categoria profissional essencial para a saúde dos brasileiros”, finalizou.

“A Radiologia é uma área altamente tecnológica que evolui a largos passos constantemente e a lei de regulamentação da categoria data do ano de 1985. Desde então, tivemos poucas adaptações e as novas realidades que surgiram não foram abrangidas pela legislação, como é o caso dos profissionais tecnólogos”, explica a conselheira Silvia Karina. “Hoje em dia, esses profissionais ocupam um importante espaço no mercado de trabalho - estão em clínicas, hospitais, nas universidades... mas ainda encontram fragilidades em razão da falta de regulamentação por lei”, complementa a representante dos estados do Pará e Amapá no CONTER.

Capitão Wagner é reconhecido por defender pautas no campo da segurança e da saúde públicas e em defesa de minorias, como pessoas com autismo. Aos conselheiros do CONTER, o parlamentar afirmou que “se a pauta irá trazer progresso à uma categoria tão relevante, ela terá o meu apoio”.

Entenda

A reunião com o deputado Capitão Wagner integra uma série ações que o Conselho Nacional tem promovido para sensibilizar a classe política e a sociedade sobre a importância da aprovação do PL 3.661/2012.

Leia mais sobre outras ações do CONTER em prol da proposta:

☢️ Abaixo-assinado em apoio PL 3661/2012! Petição pela regulamentação da profissão de Tecnólogo em Radiologia

☢️ CONTER conquista apoio da deputada Dra. Soraya Manato

☢️ Deputada federal Greyce Elias apoia o PL 3.661/2012

☢️  Deputado Bruno Lamas declara apoio a projeto de regulamentação da profissão de tecnólogo

☢️ CONTER intensifica agenda pela aprovação do PL da Radiologia e recebe apoio do deputado Da Vitória