SAÚDE

Dia Nacional da Imunização - Vacinas são responsáveis por salvar três milhões de pessoas no mundo anualmente

Luana G. Silveira/ASCOM CONTER*
09/06/2022
SAÚDE

Quem se vacina, além de evitar a doença, protege a todos. Neste momento de epidemia, o CONTER reforça a importância de se imunizar contra todas as doenças e de manter em dia a vacinação contra a Covid-19.

A doença levou a óbito mais de seis milhões de pessoas no mundo e mais de 667 mil no Brasil. Atualmente, os números de casos estão subindo novamente, porém o número de mortes foi estabilizado graças à vacinação. No país foram aplicadas 445 milhões de doses, tendo 167 milhões de pessoas totalmente vacinadas (com todas as doses disponíveis de acordo com faixa etária e região) - um total de 78,4% da população brasileira.

Além disso, atualmente podemos contar com imunizantes para diversas doenças, como caxumba, hepatite A e B, poliomielite, gripe, sarampo, etc. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas são responsáveis por evitar entre dois e três milhões de mortes por ano, no mundo.

Saiba mais

A primeira vacina idealizada no mundo foi o imunizante à varíola, criada no século XVIII pelo médico Edward Jenner. No Brasil, a vacinação contra a varíola se tornou obrigatória em 1904, por influência do pioneiro da infectologia, o médico sanitarista Oswaldo Cruz.

O calendário básico de vacina brasileiro, contido no Programa Nacional de Imunização (PNI) - criado em 1973 e responsável pela distribuição gratuita de vacinas por meio do SUS, é referência internacional. Exemplo de seus resultados foi a extinção da poliomielite e da varíola, controle da rubéola, hepatite e sarampo. Entretanto, a baixa adesão à vacinação nos últimos anos, têm resultado na volta do sarampo.

> Clique aqui e acesse o calendário nacional de vacinação 2022;

> Vacinação ativa contra gripe e sarampo: veja quem deve se vacinar.

 

*Texto sob a supervisão de Jônathas Oliveira